Wednesday, March 12, 2008

meus irmãos de terra...



Etnias


Faz parte da história de Moçambique, ser um porto de chegada de vários povos e culturas, destacando-se os povos Bantu da África Central, Árabes, Indianos e Europeus.

Diversas zonas de comércio floresceram ao longo da costa de Moçambique, onde a influência Árabe, nos portos, era forte e o Swahili era a língua franca do comércio, negociando África, Oriente Médio, Ásia e Europa, o que originou uma mistura explosiva e positiva, o Povo Moçambicano.
Os povos Bantu que, não constituindo uma raça específica mas um conjunto de grupos com uma cultura comum e uma linguagem similar, estão na origem das etnias dominantes e que se dividiram em vários sub-grupos.

O Norte de Moçambique, em grande parte, é a terra dos Macuas, que representam um terço da população do país. Possuem uma cultura matrilinear e um chefe detentor de todos os poderes. Entre os rios Zambeze e Save encontram-se os Shonas-Carangas, subdivididos em vários grupos e fortemente influenciados por séculos de contacto com comerciantes árabes e portugueses.

No Sul dominam os Tongas. Têm uma família patrilinear com um grande chefe e chefes territoriais subalternos.
Além dos descendentes dos grupos Bantu, grupos com menos expressão, como sejam os Maravis, na Província de Tete; os Ngunes, no Sul; os Macondes, junto à fronteira Norte, existem as comunidades Swahilis-Árabes (mestiçagem entre Persas, Árabes e nativos Bantus, grupo Bantu Central Yao), os Indianos e Europeus dispersos por todo o país.

No comments: